Cirurgia reparadora da cicatriz da cesariana

Na cesárea é cortada toda a espessura da parede abdominal para se chegar até o útero, e o/a obstetra tem que fechar todos estes tecidos individualmente para obter um ótimo resultado estético da cicatriz. ⠀

Porém o sucesso da cicatrização não é só de responsabilidade do obstetra e da técnica utilizada. Existe, também a questão de como é a cicatrização da paciente, se ocorreu algum problema no pós-operatório (com uma infecção , por exemplo) e outros fatores.

O organismo de algumas mulheres pode, por exemplo, ter uma resposta exagerada à cicatrização, que é o que chamamos de fibrose, levando uma aderência entre a cicatriz externa e alguma estrutura interna, o que faz com que a cicatriz fique afundada.

Ou ainda a cicatriz pode virar um queloide, é uma cicatriz desproporcional causada por uma reação exagerada do corpo, aumentando muito a produção de colágeno na superfície da cicatriz, deixando-a mais aparente, avermelhada e enrijecida.⠀

A correção da cicatriz da cesárea pode ser realizada se ocorrer algumas das alterações acima citadas, ou ainda por algum motivo de descontentamento por parte da mulher. Nestes casos a orientação é para que ela procure seu obstetra ou cirurgião plástico para avaliação e conduta, se indicado.