Miniabdome ou abdominoplastia completa

Por mais que não pareça, existem diferenças entre a miniabdominoplastia e abdominoplastia completa.

As duas cirurgias são indicadas para retirar excesso de pele e gordura do abdome, assim como tratar a musculatura quando houver diástase (ver post anterior), mas a diferença é:

1) abdominoplastia completa-  retira-se  pele e gordura, corrige-se a diástase até a parte superior do abdome e remodela-se o umbigo, tratando a flacidez acentuada.

2) miniabdominoplastia – é uma cirurgia de menor porte, sendo indicada apenas para casos de flacidez leve infraumbilical, pois a retirada de pele é bem menor e apenas a musculatura desta região é amarrada, não mexendo no umbigo e nem na parte superior do abdome.

A cicatriz de ambas fica na horizontal, porém na miniabdominoplastia ela fica um pouco maior que a de uma cesariana, enquanto na cirurgia completa ela vai de um lado a outro do quadril.

A miniabdominoplastia dura em torno de 2 horas, enquanto a abdominoplastia completa pode levar de 4 a 5 horas.

Na primeira o tempo de internação também é menor, podendo a paciente ir embora no mesmo dia, enquanto Na abdominoplastia completa a paciente precisa pernoitar no hospital.

Existe também uma cirurgia intermediária, que pode corrigir a diástase supra e infraumbilical, sem mexer no umbigo e ficando com uma cicatriz pequena, mas isso será tema de um post futuro. Aguarde……