O que é bioplastia?

A bioplastia é um tratamento estético que consiste na injeção de uma substância em determinada área para preenchê-la, aumentar seu volume ou corrigir uma depressão ou sulco.

Em geral o produto utilizado se chama PMMA (polimetilmetacrilato), que é um produto inabsorvível pelo corpo humano, ou seja, uma vez injetado, teoricamente ficará lá para sempre. Ou seja, ele resolverá meu problema definitivamente!!!

Mas nem tudo são flores…..

O primeiro problema é que o produto não é difícil de ser fabricado. Existem muitas marcas regulamentadas pela ANVISA para uso médico, mas existem muitas outras, em geral mais baratas, que não têm regulamentação, ou seja, não foram testadas, certificadas, etc.

Segundo problema: de acordo com a ANVISA, o PMMA pode ser usado em procedimentos estéticos para corrigir rugas e restaurar pequenos volumes perdidos de tecidos com o envelhecimento; mas há muitos abusos, como no caso daquela modelo em quem injetaram um monte de produtos nos glúteos e nas coxas e ela teve uma infecção depois. Ela foi tratada e se recuperou, mas como ela, muitas outras tiveram problemas e até existem casos de morte relacionados ao mau uso do produto.

Terceiro problema: se o produto for injetado inadequadamente pode entrar em um vaso sanguíneo e provocar necrose (morte) de tecidos ou o produto pode migrar, mudar de lugar, com o passar dos anos, gerando consequências por vezes insolúveis.

Como vocês podem notar, só falei coisas ruins sobre o produto. Sinceramente não tenho experiência no seu uso e, como as taxas de complicação não são pequenas, não me sinto confortável em defender sua aplicação.

Desculpe a sinceridade, mas como já tratei de muitas complicações decorrentes do PMMA, só me resta deixar uma mensagem: se você estiver pensando em fazer uma bioplastia, pense bem e procure alguém que tenha larga experiência e baixos índices de complicação.

Mas cuidado com as mentiras…..