Queimaduras solares

Bom pessoal o verão está aí, com praia, sol e…  queimaduras solares

Antes de falar sobre o que fazer no caso de queimaduras solares, é importante dizer que a proteção solar, com filtros solares, vestes protetoras e ficar na sombra são as melhores medidas de prevenção do câncer da pele.

Você sabia que uma queimadura solar na infância pode aumentar em até 4x o seu risco de ter câncer de pele na idade adulta?

Bom, aconteceu. Me descuidei e me queimei de sol. O que devo fazer?

– em primeiro lugar, sair do sol e não tomar mais sol até se recuperar

– evitar ambientes quentes ou muito úmidos, pois pioram os sintomas

– desidratação pode matar, ou seja, hidrate-se bem. Como saber se estou bem hidratado? Olhe para a cor do xixi, se estiver amarelo escuro significa falta de água, se estiver amarelo clarinho, estou bem. Água de coco, suco de frutas não adoçados, chás, bebidas isotônicas, são todas bem vindas. Refrigerantes nem pensar. Bebidas alcoólicas menos ainda.

– Na região da queimadura fazer compressas frias com um saco de gelo envolto em pano fino, ou usar aqueles patches de gel de geladeira, ou pode ainda fazer compressas frias com chá de camomila: dá um excelente efeito refrescante.

– Para deixar a área queimada menos ressecada, pode aplicar vaselina líquida, óleos neutros como AGE ou mesmo óleos infantis.

Produtos como pasta de dente podem até refrescar o local, MAS podem piorar a queimadura: PROIBIDO.

– Para se reduzir a inflamação resultante da queimadura, o uso de cremes ou pomadas a base de cortisona são uma alternativa, mas antes de usá-los consulte seu médico.